Início > Active Directory Federation Services, Web Application Proxy, Windows Server Technical Preview > O que muda no Web Application Proxy do Windows Server Technical Preview

O que muda no Web Application Proxy do Windows Server Technical Preview

Saudações,

Desde Julho de 2014 comecei uma série de posts falando sobre a nova funcionalidade de proxy reverso para substituir o Forefront TMG – Web Application Proxy.

Desde então foram duas palestras (MVP Show Cast e Quintas da TI), diversos artigos postados neste espaço, FastVue, Microsoft Curah e TechNet Wiki que buscaram mostrar porque o uso desta funcionalidade agrega valor e reduz custos.

Hoje quero mostrar as mudanças que foram implementadas na funcionalidade com a chegada do novo Windows Server Technical Preview.

Antes de qualquer coisa, quero registrar que as informações abaixo tem como origem o documento What’s New in Web Application Proxy in Windows Server Technical Preview

1. Pre-autenticação para publicação de aplicações em HTTP Basic

O HTTP Basic é um protocolo de autorização usado por muitos outros protocolos, incluindo ActiveSync, para conexão de smartphones ou tablets, com seu mailbox do Exchange. Atualmente o Web Application Proxy interage tradicionamente com o AD Federation Services com redirecionamentos não suportados com clientes ActiveSync.

Na nova versão do Web Application Proxy o administrador tem suporte para publicação de aplicações usando HTTP basic através de um redirecionamento non-claims no relying party trust do Active Directory Federation Service.

Para mais informações sobre publicação HTTP basic, vá em Publishing Applications using AD FS Preauthentication.

2. Publicação de aplicações no padrão Wildcard domain

Para suportar cenários envolvendo SharePoint 2013, agora é possível publicar múltiplas aplicações com uma única URL externa apontando para um domínio específico, por exemplo, https://*.uilson.net. Desta forma, a publicação de aplicações do SharePoint fica mais simples e rápido.

3. Redirecionamento HTTP para HTTPS

Para garantir que os usuários acessem uma aplicação HTTPS, mesmo digitando HTTP na barra de endereços do browser, a nova versão do Web Application Proxy vem com suporte de redirecionamento HTTP para HTTPS.

Exemplo – http://app.uilson.net ==> https://app.uilson.net

4. Publicação HTTP

Na nova versão do Web Application Proxy você poderá publicar aplicações HTTP usando pre-autenticação pass-through.

5. Publicação do Remote Desktop Gateway

Para detalhes desta nova funcionalidade clique em Publishing Applications with SharePoint, Exchange and RDG

6. New debug log for better troubleshooting and improved service log for complete audit trail and improved error handling

Para detalhes desta nova funcionalidade clique em Troubleshooting Web Application Proxy

7. Administrator Console UI improvements

Uma interface melhorada para facilitar a criação e administração do ambiente de aplicações publicadas.

8. Propagation of client IP address to backend applications

Com esta nova funcionalidade, os desenvolvedores poderão incluir em suas aplicações informações sobre o IP real de origem de um determinado acesso. Esse tipo de informação era possível no TMG, porém, envolvia uma série de verificações a serem feitas no ambiente. Neste caso, fica mais simples e rápido.

Com as informações acima, você pode acessar o site da Microsoft, baixar o último build do Windows Server Technical Preview, montar a infra estrutura que deverá seguir os passos listados neste artigo que escrevi para o TechNert Wiki e testar os itens listados.

Estou devendo para os leitores e seguidores deste blog as demonstrações práticas de posts anteriores. Assim que conseguir montar uma nova infra de laboratório estarei fazendo todas e publicando no TechNet Wiki.

Espero poder contribuir para o aprendizado de vocês!

Abraços

Uilson

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: