Início > Active Directory, Comunidade Tecnica, MTAC, Proxy Reverso, Segurança, Web Application Proxy, WebCast > Resumo da minha palestra sobre Web Application Proxy no MVP ShowCast 2014

Resumo da minha palestra sobre Web Application Proxy no MVP ShowCast 2014

Saudações,

Na última segunda (22/09/2014) entreguei a palestra “Proxy Reverso com Web Application Proxy no Windows Server 2012 R2”. Tivemos uma audiência de 10 pessoas que conseguiram me aguentar até o final e aprender um pouco sobre como proteger suas aplicações que precisam ser acessadas externamente.

Falei sobre o conceito do produto – Uma função agregada à role Remote Access do Windows Server 2012 R2 – e finalidade dentro da corporação, possibilitando acessar aplicações corporativas de qualquer lugar com qualquer dispositivo (notebook, tablets, smart phones).

Mostrei sua integração ao Active Directory Federation Services 3.0 (o usando como base de dados e para autorização e pré-autenticação).

Mostrei também que é possível fazer a pré-autenticação usando Claims-based identity, MSFBA, OAuth, KCD e Client Certificate Authentication (via ADFS) e passthrough (acesso direto do WAP Server ao BackEnd Server). É possível também (via Power Shell) fazer a autenticação via certificado a partir do próprio WAP.

Mostrei também a topologia mais adequada ao produto:

image

Mantenha sempre o WAP em uma DMZ com um back-firewall protegendo sua rede interna e assim as requisições que chegam ao proxy reverso e não são autorizadas e pré-autenticadas pelo ADFS interno, não são passadas ao rede local.

Falei que o WAP também atua como um AD FS Proxy – lembrando que a partir do Windows Server 2012 R2, o AD FS Proxy não existe mais, cabendo ao WAP este papel.

Foi falado da atenção que se deve ter na questão do deployment do WAP. Você precisa conecta-lo a um ADFS pré-definido para pré-autenticação, autorização e para base de dados do produto. Mostramos que, para que essa parte seja bem sucedida vc precisa ter instalado no WAP o certificado do seu ADFS interno e também apontar para ele através do ADFS Name (e não com o hostname da máquina…erro esse que até eu cometi). Além disso é necessário que o WAP Server e o ADFS interno se comuniquem a partir das portas 80, 443 e 49443 (para client certificate autentication).

Mostrei o passo a passo da instalação do WAP e as configurações iniciais que devem ser feitas. Além disso, mostrei algumas limitações do produto que deverão ser corrigidas na próxima versão.

Os contratempos

Como em todas as áreas da vida, a lei de Murphy também afeta os evangelistas técnicos, os MVP´s e MTAC´s como eu. No momento da Palestra meu note não se conectava a sala de transmissão, visto estarmos usando o LiveMeeting e, por muito pouco não tivemos que cancelar a apresentação.

Para evitar esse desastre, e para minha sorte, tinha outro notebook com o client do LiveMeeting instalado e aí foi possível entregar a palestra, porém, não tive tempo de migrar minhas VM´s de um lado para o outro….dessa forma, não foi possível fazer a demo que preparei. Só espero que meu amigo MVP Alberto Oliveira não me estrangule…rs..rs..rs…

Brincadeiras a parte, consegui demonstrar o processo de publicação de aplicações via passthrough a partir de screen shots. Não foi como eu queria, mas, deu pra mostrar algo.

O que me esqueci de falar nesse desespero todo:

1 – Cuidado com a parte de certificados digitais que fazem o trust entre ADFS e WAP. Apesar de ter dito que é necessário ter a chave privada exportável, eu me esqueci de dizer que, qualquer alteração de certificado no ADFS afeta o WAP, visto que, o Federation Services só valida as alterações de certificado no http.sys após uma série de comandos power shell (problema este que será resolvido na próxima versão do produto).

2 – Me esqueci de falar que o WAP não deve ser inserido no domínio, a menos que você vá autenticar na aplicação a partir de KCD (Kerberos Constrained Delegation)…nesse caso é imprescindível que o WAP seja inserido em seu domínio.

Continuando

Fiz um pequeno overview do Azure AD Application Proxy. A ferramenta de proxy reverso do Microsoft Azure que faz o mesmo papel do WAP, porém, totalmente voltado para núvem.

Após a palestra, eu e o Luciano Lima (moderador) falamos sobre os programas Microsoft para disseminação de conteúdo, tais como o Programa MVP, o MVP Mentoring, o Microsoft Curah e o Microsoft Virtual Academy.

Diferente das outras palestras que entreguei, nesta eu só mostrei os links de referência para estudo no final. E para agilizar o Luciano Lima criou um curah com todos os links da minha apresentação e neles você terá um vasto material para aprendizado do WAP, podendo inclusive ver videos e montar seu laboratório de testes.

Para acessar curah criado pelo Luciano Lima, clique no link http://curah.microsoft.com/210943/mvp-showcast-2014-proxy-reverso-com-web-application-proxy-no-windows-server-2012-r2

Para assistir o video da palestra, basta acessar o mesmo link no qual foi feito a inscrição. Ao entrar na página, você deverá clicar no botão “exibir online” na parte direita da tela e será direcionado a área de download.

Como falei posteriormente, o aprendizado do WAP requer um conhecimento no AD Federation Services. Dessa forma disponibilizei uma página no Curah da Microsoft onde você encontra dois links com vasto conteúdo sobre a ferramenta e também o passo a passo para deployment. Clique no link abaixo:

http://curah.microsoft.com/211422/windows-server-2012-r2-passo-a-passo-instalando-o-active-directory-federation-services-30

Para os próximos dias estarei trabalhando numa série de posts sobre WAP e ADFS que serão publicados não só aqui, mas também nos canais que escrevo (TechNet Wiki e CooperaTI).

Finalizando, queria agradecer ao amigo Alberto Oliveira pela nova oportunidade (espero contribuir em outros eventos) e ao Luciano Lima pela imensa ajuda na moderação da palestra!

Espero que o conteúdo ajude e até a próxima!

Abraços

Uilson

  1. Denis Signorelli
    2 de outubro de 2014 às 12:08

    Show de Bola Uilson!! Hoje na minha empresa tenho 2 TMG 2010 ai fazendo o Proxy Reverso, pode ter certeza que vou aproveitar muito das suas dicas para uma futura migração que eu for fazer.

    • 2 de outubro de 2014 às 14:01

      Obrigado Denis! Continue participando

  1. 15 de outubro de 2014 às 15:47

Deixe uma resposta

