Início > Fore Front TMG 2010 > O futuro do Forefront TMG

O futuro do Forefront TMG

Saudações,

Um post publicado pela Deb Shinder em 27/05 causou grande impacto em muitos profissionais de TI, inclusive grandes nomes da Microsoft não tinham muito conhecimento sobre o tema (ou não estão autorizados a falar).

Um documento do Gartner que trata do mercado de Secure Web Gateway traz em sua página 5, as informações sobre os próximos produtos deste seguimento por seus fabricantes. Uma empresa não aparecia neste lista…a própria Microsoft. Clique aqui para ler o post e também o documento.

Após ler o post e ficar ao menos umas duas horas pasmo e sem ação, resolvi contatar meus amigos de TI aqui na Brasil, da comunidade técnica (technet) e fora do país.

Falei com Yuri Diógenes que prefere esperar mais para se declarar e ainda nos tranquilizou dizendo que muitas empresas ainda usam o TMG e que suas funcionalidades não vão sumir assim da noite para o dia.

Deb Shinder inclusive postou outro artigo para acalmar os ânimos da comunidade técnica, pois, pasmem, houverm pessoas que chegaram a lhe imputar a culpa pelo possível fim do produto. Pode isso? Neste post várias opiniões de grandes profissionais como Richard Hicks, Tom Shinder e o próprio Yuri Diógenes são levadas em conta. Aqui você pode ler este post.

Falei pelo twitter com Richard Hicks que não acredita na morte do TMG, mas, em uma unificação com o UAG.

A uns dias atrás, o Yuri postou um link no twitter para o blog do Kent Nordström (Consultor e parceiro na Microsoft Consultant Services) que expressa uma opinião muito sensata sobre o tema. A opinião dele é parecida com a do Richard com alguns adicionais. Ele acredita sim, na união do produto com o UAG, mas, voltado para estratégias de Cloud Computing da Microsoft, visto que o UAG é o produto que se encaixa nessa nova metodologia.

Concordo com todas as afirmações acima, mesmo que sendo só especulações, afinal teremos ao menos mais 5 anos de suporte para o produto, mas, como ficam aqueles que se especializaram no produto e os grupos de discussão espalhados pelo mundo?

Este que vos escreve participa de, pelo menos 3 deles. Atuo como um dos mediadores do Grupo ISA/TMG Brazil Admins e do ISA Server Admin Group, ambos do Linkedin. Também nos grupos de discussão sobre ISA Server e TMG nos fóruns technet.

Me certifiquei como MCTS ISA Server 2006 em maio de 2009 e atuo com desgin, planejamento e implementação de projetos para produtos Microsoft com ênfase em Forefront TMG, com diveras infras ISA Server desde a versão 2000 até TMG implementadas.

Da mesma forma e até melhores do que eu são os colegas Paulo Oliveira, Jorge Barata, Alberto Oliveira, entre tantos outros.

Durante essa semana conversamos bastante sobre o tema e o que podemos fazer é esperar um posicionamento oficial da Microsoft e também abrir nosso leque de atuação e especialidade para outras ferramentas.

A um tempo que venho lendo documentos sobre Windows Azure e estou interessado no aprendizado da versão Intune do Windows.

Minha sincera opinião sobre o futuro do TMG também se resume a uma especulação…a inclusão do mesmo como nativo nas próximas versões do Windows Server. Também é uma possibilidade, ou não? Iremos ter o servidor com a role de firewall, proxy e cachê…algo assim.

De qualquer forma, nos resta esperar e continuar o aprendizado!

Abraços

Uilson

Categorias:Fore Front TMG 2010
  1. 4 de junho de 2011 às 12:28

    Ótimo resumo!! Parabéns!!

    • 4 de junho de 2011 às 12:42

      Valeu Paulo! Vamos aguardar para ver o que vai rolar!

  2. Douglas
    22 de março de 2013 às 12:34

    Prezado Uilson. Há como saber quais são as empresas que usam o Forefront TMG no Brasil?
    Obrigado

    • 22 de março de 2013 às 18:49

      Douglas, existem muitas empresas usando o TMG…posso te dar uma base pelos clientes que já implementei:

      Siemens Group, Grupo Abril, Estadão, Multiplan, Brasken, Grupo Bunge, TecBan…outras empresas que sei que usa são Caixa Econômica, CEMIG, Grupo Itaú/Unibanco…entre outros…

      Se vc quer cases de sucesso, vá em http://www.microsoft.com/forefront e procure por esses cases.

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: