Início > Fore Front TMG 2010 > Erro na navegação com script proxy.pac

Erro na navegação com script proxy.pac

Saudações,

Para podermos visualizar a situação ocorrida hoje, imaginem um ambiente com dois servidores Forefront TMG em NLB. Nesses dois servidores temos o IIS para hospedar o script proxy.pac.

Recebi uma solicitação para verificar o acesso internet que estava indisponível. Não encontrei erros no event viewer, nem houve nenhuma parada nos serviços do TMG. Pedi ao pessoal de networking que verificasse a disponibilidade do link de internet e tudo estava OK.

Antes de qualquer ação efetuei alguns testes:

1. Teste de navegação pelo IP do primeiro node

2. Teste de navegação pelo IP do segundo node

3. Teste de navegação pelo IP de NLB

Todos estes testes ocorreram sem problemas. O que poderia estar causando a indisponibilidade?

Como esses 3 testes foram bem sucedidos, fiz mais um teste usando no browser o arquivo proxy.pac. Neste teste verifiquei que o acesso internet não ocorria. As configurações no IIS estavam corretas e o mime types configurado da forma certa.

Lembrando que, o IIS não lê a extensão PAC e você tem que adicionar um mime types para que isso seja possível (application/x-ns-proxy-autoconfig).

Acessei a pasta onde estava o arquivo proxy.pac e vi que o mesmo havia sido alterado a algumas horas atrás. Vale lembrar que, caso você precise realmente usar o proxy.pac, é necessário ter muita atenção na hora de efetuar qualquer alteração no mesmo.

Um caracter colocado de forma errada, um parênteses que falta, faz com que a leitura do arquivo pare nesta linha com erro e a requisição não saberá para qual proxy deverá sair e aí a navegação.

No caso deste arquivo, duas linhas com exeções de IP foram adicionadas da forma errada e mesmo corrigindo as linhas, a navegação não ocorria e ao substituir o arquivo proxy.pac atual pelo backup gerado antes da última alteração, o problema foi resolvido.

Caso tenham dúvidas ou colocações a serem feitas no assunto exposto, podem comentar a vontade que responderei assim que possível.

ET: A Microsoft não, em tese, não suporta as configurações deste script, mas, com a chegada do IE8 e a grande demanda de clientes com o script em questão, a Microsoft disponibilizou engenheiros que dão suporte na melhor forma de manter este arquivo. Fale com seu TAM para maiores detalhes.

Espero que este post seja útil!

Abraços

Uilson

Categorias:Fore Front TMG 2010
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. 29 de março de 2012 às 15:29

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: