Início > Não categorizado > TMG com placas de rede Broadcom

TMG com placas de rede Broadcom

Saudações,

Essa semana recebi um email de um colega da empresa que irá trabalhar comigo numa implementação de TMG nos próximos dias. Verificamos um post do Richard Hicks (Microsoft) e nos vimos em uma situação, no mínimo, assustadora. No blog, Richard demonstrava a atualização do SNP no Windows Server 2003 SP1, que foram melhoradas no SP2.

Antes dessas melhorias, nós que a muito tempo administramos e implementamos o ISA Server tinhamos problemas com performance e escalabilidade no 2003. No link abaixo, temos um post escrito pelo próprio Richard sobre como resolver este problema:

http://tmgblog.richardhicks.com/2009/02/18/scalable-networking-pack-and-the-isa-firewall/

No decorrer do post, Richard afirma que o Windows Server 2008 e Windows Server 2008 R2 vêm com essas funcionalidades inclusas. Ao invés de modificar chaves de registry como faziamos no Windows Server 2003, podemos usar o netsh para gerenciar as funcionalidades do SNP. Os parâmetros podem ser vistos com o comando abaixo:

netsh interface tcp show global

Componentes SNP tais como receive-side scaling, chimney offload e NetDMA vêm habilitados por default, tornando o TMG compatível com todas as features de escalabilidade de rede. Não é preciso desabilita-las, a menos que você precise.

Nos comentários do post, uma pessoa citou que, com placas de rede broadcom, as funcionalidades de L2TP em VPN não funcionavam e, nas chaves de registry citadas acima, ele teve que adicionar um parâmetro DisableTaskOffload=1 para resolver o problema. Ainda afirmou que essa chave, tinha algo a ver com funcionalidades de SNP.

Como resposta, Richard disse que o problema não estava na funcionalidade em si, e sim no fato do rapaz estar usando uma placa broadcom. A situação ficou meio paradoxal…se o Windows 2008 tem escalabilidade de rede para todos os fabricantes, porque não para broadcomm?

Desde o SP2 do Windows Server 2003, placas de rede broadcom são um problema para quem usa funcionalidades no Windows como NLB, RRAS e os serviços de NLB e VPN do próprio ISA Server.

Meu colega deixou uma pergunta no blog querendo saber quais funcionalidades do TMG podem ser afetadas por este problema, pois, infelizmente, os servidores que vamos implementar vêm com placas broadcom.

Richard respondeu que os problemas são variados, foram reportados na Microsoft issues desde o throughput até VPN e NLB. O workaround sugerido foi a troca das placas broadcom por outras, tais como Intel ou 3COM.

Entrei em contato com Richard pelo Twitter e conversamos um pouco acerca deste post. Ele falou que o problema não ocorre em todos os servidores com placas broadcom, mas, recomenda a troca desta placa que pode, potencialmente nos causar dores de cabeça.

Portanto, concluo que, a escalabilidade do Windows 2008 e Windows 2008 R2 se extende a todos os fabricantes exceto broadcom, que foi feita para não funcionar com Windows.

Azar da broadcom!

Abraços

Uilson

PS: Essa semana fui obrigado a participar de um workshop com engenheiros da VMWare e fiquei ainda mais convicto de que a Microsoft tem que comprar logo essa empresa e nos livrar logo dessa comedora de grana e causadora de problemas…no próximo post, a gente fala sobre isso.

Categorias:Não categorizado
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: