Início > ISA Server 2006 e TMG > ISA Server 2006 – As consequências do mal planejamento

ISA Server 2006 – As consequências do mal planejamento

Saudações,

Aos que frequentemente comparecem a este blog, peço desculpas pela demora em postar novamente aqui. Estou em um projeto que está me tomando bastante tempo. Entre uma onda e outra do trabalho, parei para voltar a este espaço.

Em paralelo ao projeto que estou implementando, estive atendendo um cliente que mostrou um belo exemplo de como não implementar um ISA Server.

Problemas de performance cada mais mais constantes tiravam a navegação do ar por várias vezes ao dia, causando transtornos. Peguei os mais variados problemas nessa infra estrutura erros que variavam desde um ISA LockDown a corrompimento do cache.

Uma lentidão enorme também ocorria no momento em que se acessavam os servidores ISA e era praticamente impossível acessar os servidores durante o horário comercial.

Analisando a infra do cliente, verifiquei alguns aspectos que, ao meu ver, são os grandes causadores do problema.

O problema começou lá atrás, na instalação do servidor. Foram montados dois array groups, um em Raid1 e outro em Raid5. No Raid1 colocaram o sistema operacional e o ISA Server. No Raid5 (rodando no mesmo array group) estão log e cache.

Levando em consideração o fato de termos dois ISA’s em NLB para 10.000 usuários das mais variadas partes do Brasil, os log’s sofrem alterações constantes e a arquitetura usada não é nem um pouco performática.

A constante escrita e leitura nos discos causa uma lentidão absurda no servidor para ondeas conexões estão viradas. Como os discos não estão dando conta da demanda, a fila de processos de gravação e leitura fica armazenada no processo do ISA Server que vai crescendo o consumo até causar problemas como crash no serviço, latência, lacks de memória e muita dor de cabeça pra quem administra.

Portanto, na hora de implementar um ISA/TMG, preste atenção na instalação de seus servidores. Array groups mal planejados podem causar problemas no momento em que a demanda vai aumentando.

A solução para este cliente, infelizmente, é a formatação dos servidores e reinstalação do SO e ISA Server. Como já estavamos neste ponto, decidiu-se pela migração para o TMG.

Como já postado aqui em outras ocasiões, evite colcoar log e cache no mesmo array group, pois estes processos consomem recursos e podem ser o “calcanhar de aquiles” da sua infra estrutura.

Use sem medo a planilha de planejamento que a Microsoft disponbiliza. No meu post de 06/04/2010, vc encontra a descrição e o endereço para baixar esta planilha. Clique aqui para acessar o post.

Existe um capacity planning tool para o ISA Server também, mas, prefiro indicar já a do TMG para que vc pense significativamente na possibilidade de migração, caso ainda não tenha feito.

Espero que seja útil e que reservem sempre horas para planejamento. Isso pode definir o futuro de uma infra ISA/TMG.

Abraços

Uilson

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: