Início > Fore Front TMG/ISA Server 2006 > Criando relatórios no Forefront TMG 2010

Criando relatórios no Forefront TMG 2010

 

Saudações,

Para quem leu um dos meus últimos posts, viu que falamos sobre o advento do SP1  para o TMG. Esta nova atualização agrega funcionalidades que reforçam ainda mais a idéia de redução de custos em termos de acesso internet e internet corporativa no geral.

Treinando um administrador em TMG, vc tem na sua empresa um profissional apto a prover acesso internet, relatórios de qualidade, controle de acesso e segurança de rede.

Hoje temos muitas corporações que usam ferramentas de terceiros para filtro de conteúdo e relatórios (smart filter, websense, webtrends, etc). O TMG muda esse panorama de forma eficiente diminuindo em vários aspectos o TCO da sua área de TI.

Com base no exposto acima, quero destacar a criação de relatórios que até a versão 2006 do ISA Server vinha num formato muito superficial, mostrando o ambiente como um todo, sem entrar em muitos detalhes.

Se uma determinada área da sua corporação pede para que você mostre o que determinado usuário ou estação acessou nos últimos 20 ou 30 dias, como vc faria? Hoje, para quem usa outros proxies ou até o ISA 2006, terão que recorrer a ferramentas de terceiros.

Para quem já tomou a atitude certa de migrar para o TMG, basta seguir os passos abaixo:

  • Na console do Forefront TMG, lado esquerdo, clique em Logs & Reports.

  • No painel de detalhes, clique na tab Reporting.

  • A direita no painel Tasks, clique no tipo de relatório que você quer criar.

  • Digite um nome para o relatório. O relatório que você vai criar será salvo na tab Reporting do painel de detalhes, onde você poderá editar as propriedades e manualmente inicia-lo.

  • Você poderá criar um dos tipos de relatórios abaixo:

    • One-time report — Na página Report Period, você especifica o número de dias que você quer incluir neste relatório, sendo 60 dias, o máximo que você poderá especificar.
    • Recurring report job — Na página Recurring Report Job Scheduling, você especifica com qual frequência o job irá executar.
    • User activity report — Na página Report Details, você seleciona período, IP e/ou usernames que poderão ser inclusos.
  • Se quiser modificar os parâmetros default do relatório, siga os passos abaixo:

    1. Na página Report Content, clique na categoria de relatórios que você quer modificar e depois clique em Edit Report Details.
    2. Selecione uma subcategoria de relatórios da lista Subcategory, clique em Parameter Value e ajuste o valor de acordo com sua necessidade.
    3. Em algumas subcategorias, você poderá efetuar mudanças somente naqueles em que a data é exibida. Portanto, em Sort Order, selecione o valor de parâmetro para ser usado para ordenar a data em um relatório.
  • (Opcional). Na página Send E-mail notification, você pode habilitar a opção Send e-mail notification for completed reports e configurar como você irá enviar as notificações que avisam que determinado relatório foi gerado.

  • Como no ISA 2006, você poderá visualizar o relatório fora da console ao definir onde o mesmo será gravado na página Report Publishing. Lembrando que, se você quiser publicar o relatório em um outro lugar, que não o próprio servidor do TMG, vc deverá definir a conta que será usada para tal e a mesma deverá ter ao menos acesso de leitura e gravação na pasta de destino.

  • Espero que a explanação acima seja útil e em caso de dúvidas, críticas e sugestões, favor deixar seu comentário.

    Abs.

    Uilson

    Anúncios
    1. 21 de abril de 2017 às 21:00

      Ola Uilson,

      Bela matéria apesar da descontínuade do produto pela Microsoft

      Estou tentando personalizar o relatório e foi pedido pela minha direção um relatório de consumo de páginas acessadas por.determinado logon de usuário em determinada data.

      Será que conseguimos emitir esse tipo de relatório?

      Obrigado.

      Abraço,

      Thyago Medeiros

      • 24 de abril de 2017 às 17:32

        Olá Thyago,

        Desculpe a demora. Faz muitos anos que não mexo mais com TMG e este artigo faz já uns bons anos. Ao que me recordo, a partir do SP2 e dos rollup´s subsequentes vc já tinha a opção pra gerar o report dessa forma. Veja a versão que vc está e tente. Agora de cabeça não tenho nem mais laboratório pra tentar reproduzir seu caso.

    1. No trackbacks yet.

    Deixe um comentário

    Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

    Logotipo do WordPress.com

    Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

    Imagem do Twitter

    Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

    Foto do Facebook

    Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

    Foto do Google+

    Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

    Conectando a %s

    %d blogueiros gostam disto: