Início > ISA Server 2006 e TMG > Forefront TMG Server – diferenças entre EMS e CSS

Forefront TMG Server – diferenças entre EMS e CSS

 

Saudações,

Depois de algum tempo, vamos voltar a discutir sobre minha ferramenta favorita. Queria deixar claro as diferenças do EMS e do CSS, novas terminologias usadas pelo Forefront TMG.

  • EMS (Enterprise Management Server)

  • CSS (Configuration Storage Server)

EMS

O Enterprise Management Server é usado para gerenciar um TMG Enterprise Array ou um TMG em um standalone server. O EMS deverá ser instalado em um member Server sem nenhum serviço do Forefront TMG. Você não precisa comprar uma licença TMG para um servidor com o EMS instalado. Se vc tem familiaridade com o ISA Server 2006 Enterprise, o Forefront TMG EMS é um pouco parecido com o Configuration Storage Server (CSS) usado no ISA Server 2006 Enterprise com algumas diferenças.

Com o Forefront TMG, agora é possivel conectar ou desconectar um TMG Server de um array. Desta forma a configuração fica mais flexivel porque vc não precisará remover e reinstalar o Forefront TMG Server, caso queira conecta-lo em um array diferente do atual. Também é possível atualizar um Forefront TMG Standard para o Forefront TMG Enterprise sem a necessidade de reinstalação.

Lembrando que, instalações do EMS em um Windows Domain Controller não é suportado pela Microsoft.

CSS

O Configuration Storage Server (CSS) é usado para instalações de TMG locais. Todo Forefront TMG Server possui um CSS local . Quando você conecta o TMG Server em um TMG Array, ele irá usar o Enterprise Management Server (EMS). Quando o Enterprise CSS é aplicado, o CSS local (instância AD-LDS) é desativada.

No próximo post vou explanar como o Forefront TMG Standard e o Enterprise armazenam as configurações e como o Forefront TMG grava a copia da configuração no registry local.

Caso tenham dúvidas, podem postar que responderei assim que possível.

Abraços

Uilson

  1. Tarcísio Carvalho
    16 de maio de 2011 às 11:10

    Eu posso instalar, em um servidor o EMS e CSS? eles coexistem?

    • 16 de maio de 2011 às 15:10

      Olá Tarcísio! O CSS e o EMS são duas ferramentas que exercem, teoricamente, funções semelhantes, mas, algumas diferenças. Não é possível elas coexistirem.

      Elas são responsáveis pelo sincronismo e armazenamento de informações de um ou mais servidores ISA/TMG com o restante da sua rede. No caso do ISA Server, o CSS só será instalado juntamente com o node que vc definir como o principal. Caso tenha mais nodes numa instalação, ou seja, um array de servidores, os demais irão usar o CSS instalado neste node primário. O fato é que, em um array ISA Server, se o primário cai, o serviço se mantem funcionando nos demais, porém, vc perde a console de administração. Para casos como este, é possível instalar o CSS em um outro node da rede com a função de sincronização com o primeiro node. Dessa forma, vc não perde a console de administração. Lembrando que, o CSS inclui a instalação do ADAM (Active Directory Application Mode).

      No caso do TMG, para cada servidor, haverá um CSS, utilizando o AD LDS (atualização do ADAM). Se vc tiver 2 ou mais nodes e montar um array a partir de um servidor dedicado para o EMS, o CSS dos nodes é desabilitado e ele passa ser gerenciado pelo EMS.

      Espero que possa ter ajudado! Se tiver dúvidas me avise.

      Obrigado pelo acesso no blog e espero ter seus comentários aqui mais vezes!

      Abraços

      Uilson

  2. Tarcísio Carvalho
    16 de maio de 2011 às 11:11

    Muito bom o seu post.

    • 16 de maio de 2011 às 15:10

      Obrigado Tarcísio! Apareça sempre!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: