Início > ISA Server 2006 e TMG > Proxy.pac no Internet Explorer 8

Proxy.pac no Internet Explorer 8

Saudações,

Ontem fui chamado por um cliente para verificar erros de conexão de estações com Internet Explorer 8 com o script de configuração automática usado. O cliente distribui para as estações o script num arquivo proxy.pac.

Apesar de, a Microsoft não suportar o script de configuração *.pac, está tratando este assunto com atenção, pois, a quantidade de clientes usando o proxy.pac é imensa, ou seja, não temos como simplesmente ignorar o fato.

O problema normalmente ocorre porque as entradas de isInNet com ranges de IP não são lidas pelo IE8 e aí a navegação toda fica comprometida na estação.

Para resolver o problema, gerei um arquivo pac para testes e usei a função dnsResolve para retornar o endereço IP usando pela função isInNet.

No exemplo abaixo, o código não retorna o endereço do servidor de proxy se o parâmetro host não for um endereço IP.

if(isInNet(host, "192.0.0.0", "255.0.0.0"))

Usando o dnsResolve, a função isInNet sempre irá receber o endereço IP conforme requerido, conforme exemplo abaixo:

if(isInNet(dnsResolve(host), "192.0.0.0", "255.0.0.0"))

Espero que tenha sido útil!

Abraços

Uilson

  1. Henrique Cezar
    9 de abril de 2010 às 3:38

    Excelente, parabéns pelo Post! Com uma didática objetiva, direto ao assunto e sua solução. Parabéns.

  2. Uilson
    12 de abril de 2010 às 0:04

    Fala grande Henrique! Obrigado pela participação no blog!

  3. 19 de fevereiro de 2015 às 16:41

    Boa tarde Uilson,

    Eu recriei o arquivo “.pac” da minha empresa, com base em um outro que estava em Produção, na antiga empresa de onde veio essa empresa que eu estou hoje…
    Gostaria de saber, se você poderia dar uma olhadinha no “script”, pra ver se tem algum erro de sintaxe.

    Certo de sua atenção, agradeço desde já.

    Waltécio Barbosa.

    • 19 de fevereiro de 2015 às 17:01

      OK…não sei se poderei te responder hoje, mas, vou olhar sim…até amanha te retorno. Vou te mandar um email no seu endereço e vc me retorna com conteúdo no corpo do email ou anexado.
      abs.

  4. 19 de fevereiro de 2015 às 17:36

    Deixa eu tirar mais uma dúvida…
    Para eu validar se o script está funcionando, eu substituo o arquivo por um novo e eu tenho que fazer mais alguma coisa ? Do ponto de vista do servidor e da estação ?
    Do tipo apagar o cache do browser da estação ?
    Restartar o IIS, onde o arquivo “.pac” está hospedado ?

    Fico no aguardo.

  5. 20 de fevereiro de 2015 às 11:54

    Deixa eu tirar mais uma dúvida…
    Para eu validar se o script está funcionando, eu substituo o arquivo por um novo e eu tenho que fazer mais alguma coisa ? Do ponto de vista do servidor e da estação ?
    Do tipo apagar o cache do browser da estação ?
    Restartar o IIS, onde o arquivo “.pac” está hospedado ?

    Fico no aguardo.

    • 20 de fevereiro de 2015 às 14:34

      Você precisa definir o endereço no TMG nas configurações de client da rede interna. É interessante dar um iisreset e apagar o cache da estação.

  1. 29 de março de 2012 às 15:29

Deixe uma resposta

