Início > Não categorizado > O que acontece quando se instala muita coisa em um servidor ISA Server

O que acontece quando se instala muita coisa em um servidor ISA Server

Passei praticamente toda a sexta-feira passada (24/07) em um cliente acompanhando um troubleshooting em uma infra de servidores ISA Server.
 
Trata-se de uma rede totalmente bagunçada e que nos faz sofrer muito com constantes ataques de estações infectadas na própria rede interna. Temos que conviver com a falta de apoio dos próprios analistas da nossa empresa que ficam locados no cliente, além de um alto índice de pessoas de outros fornecedores "dando pitaco" no que não é da conta.
 
Tem gerente de TI deste cliente agindo de forma anti-ética, fazendo parecer que o nosso trabalho não está correto, aí, além de termos que "escovar bit" no caso do ISA Server, tivemos que sentar com este anti-ético juntamente com membros da diretoria de TI do cliente e explicar aquilo que este indivíduo não deixa transparecer.
 
Tinha até analista de outra empresa fornecedora se intrometendo no caso e falando muita…mas muita besteira…e olha que se trata de um indivíduo que anda empetecado com crachá com logo da microsoft, cordão da microsoft, mas, deixa o bom senso e a ética em casa todo dia.
 
Bom, vcs viram o que temos que suportar né? E na atual situação de crise…vale tudo…tem que "sambar" pra se sair bem em situações como esta.
 
Após o desabafo acima, queria compartilhar com vcs alguns pontos que podem fazer o ISA parar…coisas que temos que conviver num cliente dificil como este.
 
Analise bem o dashboard do ISA, o event viewer, verifique itens como excesso de conexões simultâneas, preste bastante atenção na parte de log´s, na medida do possível, não instale nada além do ISA neste servidor. Mesmo com alto poder de processamento e memória que seu hardware possa ter, existe um limite de consumo que deve ser respeitado…no caso do ISA Server, um consumo acima de 2 GB de RAM pode parar o serviço de firewall, gerando instabilidade na navegação dos usuários e outros problemas.
 
Evite instalar clients de ferramentas de monitoração (nagios por exemplo), outros métodos para monitorar a máquina podem ser implementados.
 
A Microsoft recomenda fortemente a que não se instale softwares de antivirus em um servidor ISA Server, mas, caso as normas da empresa sejam rígidas com relação a isso, deve-se configurar o antivirus de forma a não monitorar as pastas do isa server, principalmente na parte de log´s.
 
Novamente falando de ataques, os mesmos podem gerar latência na navegação, pois, além de causarem consumo de banda, geram alto índice de consumo de disco e esses problemas fazem com que não se faça o sincronismo entre os nodes de um array e  vc terá erros de load balance….dependendo de como seu ambiente ISA Server esteja montado. Verifique as estações de seu parque e procure manter uma lista de softwares homologados de forma a não serem usados aqueles que podem causar problemas.
 
Seguindo esses passos vc pode evitar muitos problemas na sua infra-estrutura de servidores isa server…agora, um cliente como este, espero que ningúem tenha, mas, se tiver, aí entra em campo, além do conhecimento técnico, o jogo de cintura!
 
Uma boa semana a todos e na próxima espero não ter que fazer mais desabafos!
 
Abraços
 
Uilson
Categorias:Não categorizado
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: